1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

LAEP Lambari - CPRS 07

Classe LAEP 07

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: ?

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ? ton (padrão), ? ton (carregado).
Dimensões: 8.14 m de comprimento, 3.21 m de boca, 1.37 m de pontal e 0.42 m de calado.
Propulsão: um motor diesel de 230 hp com propulsor de rabeta.

Eletricidade: ?

Velocidade: 30 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: armamento portátil.
Sensores: 1 radar de navegação modelo Furuno.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 4 homens

 

 

H i s t ó r i c o

 

A LAEP Lambari - CPRS 07, é subordinada a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, operando a partir de Rio Grande. Foi construída pelo Estaleiro Itajaí, em Itajaí, SC, sendo um projeto totalmente de alumínio, concebido originalmente pelo projetista canadense Robert Allan Ltd.

 

A LAEP Lambari da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. (foto: Jornal Agora) A LAEP Lambari da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. (foto: Jornal Agora)

 

2012

 

Na manhã de 31 de maio, saiu de Rio Grande com destino a Porto Alegre, para ser usada pela Delegacia da Capitania dos Portos nos trabalhos de fiscalização. Foi rebocada através da Lagoa dos Patos pelo NPa Babitonga – P 63.

 

As 21h30 em virtude da mudança repentina das condições meteorológicas com vento de sudoeste de 16 nós e águas agitadas a embarcação emborcou e afundou logo em seguida., nas proximidades do Farolete de Bujuru.

 

A embarcação saiu com uma tripulação de segurança, mas rebocada, pois é pequena e não tinha condições de fazer uma viagem longa sozinha. Por volta das 17h, para evitar riscos devido às condições climáticas, toda a tripulação passou para o Babitonga.

 

Em 1º de junho foram iniciadas as buscas pelo casco soçobrado. No dia 5 as buscas foram suspensas. Em 15 de junho as buscas foram reiniciadas contando a partir daí com profissionais e um sonar de varredora lateral (side scan), que vieram do Rio de Janeiro.

 

A Lambari foi localizada na tarde de 22 de junho, reflutuada e rebocada pelo Babitonga até a Estação Naval de Rio Grande para passar por uma avaliação e reparos.

 

A LAEP Lambari reflutuada sendo rebocada pela LAEP Gravataí. (foto: Jornal Agora) A LAEP Lambari rebocada a contrabordo do NPa Babitonga. (foto: Jornal Agora) A LAEP Lambari avariada aguardando vistoria no cais da Capitania dos Portos. (foto: Jornal Agora)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Incidentes SAR do SALVAMAR SUL, Comando do 5º Distrito Naval.

 

- Jornal Agora - 17/06/2012 e 23/06/2012.